Diagnóstico M.A.R.E.
1. A importância das Pessoas
Aceitar e respeitar diferenças de comportamento entre pessoas não é tarefa fácil, embora todos reconheçam que isto seja um dos fatores capazes de gerar resultados, bem como garantir produtividade e clima organizacional adequado ao bom andamento dos trabalhos.
É fato que cada um de nós tem seu próprio estilo, suas preferências, enfim, suas maneiras próprias de encarar os desafios e situações da vida cotidiana. No trabalho, nossas intenções são hoje postas à prova em função da natureza cada vez mais diversa e ampla dos cargos existentes e do ambiente organizacional. Com o inegável aumento de stress para os profissionais da atualidade, essas diferenças de estilo podem, por outro lado, levar a ressentimentos, falta de comunicação eficaz e problemas de compreensão das reais intenções de cada um durante a realização das atividades.
Em lugar de aplicar rótulos às pessoas, a conscientização e o entendimento das diferentes Orientações Motivacionais de colaboradores atuando em organizações representam uma resposta construtiva para aproveitar melhor o potencial de cada um, procurando tornar mais objetivas as percepções sobre o comportamento humano nas empresas, através de um sistema validado dentro da realidade brasileira.
2. Uso das Orientações Motivacionais M.A.R.E.