Coordenador – Foco: Gerenciamento de Recursos
- Garante a montagem e o desenvolvimento de estruturas que permitem o compartilhamento de informações, criando unidades eficazes e ágeis para a solução de problemas.
- Fornece sustentação à estrutura e ao fluxo dos sistemas existentes na área ou na organização.
- Coloca em prática recursos que garantem a realização dos trabalhos, tais como agendamento, organização e maximização dos esforços da equipe.
- Compatibiliza esforços de diferentes áreas ou equipes envolvidas na realização do trabalho, zelando pela integração entre os membros do grupo.
- Cuida para que as pessoas sejam colocadas em posições compatíveis com seus talentos, promovendo a eficácia dos desempenhos dos integrantes da equipe.
- Procura garantir níveis adequados de confiança e respeito ao ritmo de trabalho de cada um dentro da equipe.
- Fomenta a participação de todos durante a execução das atividades da equipe de trabalho.
- Define o tempo necessário para a realização das tarefas, efetuando ajustes mediante a concordância de todos.
- Evita tomar partido durante a resolução de conflitos, priorizando discussões objetivas sobre os problemas e análises que permitam a conscientização sobre diferenças e dificuldades.
- Delega responsabilidade e autoridade para a realização de tarefas.
Competências
- Enfrentamento de Crises
- Administração do Tempo
- Planejamento
- Conjugação de Esforços
- Gerenciamento de Recursos