Programas de Desenvolvimento
Objetivos Objetivos • Apresentar e discutir as principais teorias de Liderança, analisando sua evolução e as recentes aplicações no mundo dos negócios. • Deixar clara a importância que a liderança eficaz possui na melhoria do comportamento da própria organização e em seus esforços de mudança. • Desenvolver as habilidades dos participantes que permitam uma compreensão ampla do papel, atividades e competências de gerentes e líderes. Os diferentes temas que fazem parte do conteúdo programático serão desenvolvidos através da exposição de conceitos essenciais, discussão de casos e trabalhos em equipe. Como parte integrante da metodologia do curso, os alunos serão solicitados a desenvolver um trabalho individual de conclusão, procurando aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do curso em suas próprias realidades organizacionais. 1. O programa tem carga horária total de 42 horas. Temas Parte I: Indivíduos Enquanto Líderes Parte II: Liderança de Equipes Parte III: Liderança no Contexto Organizacional Fone: 3091-5994 / Fax: 5572-0186 / Cel.: 99227-9777 – São Paulo – SP. Objetivos • Explicitar o caráter estratégico da gestão de competências humanas no trabalho, permitindo que empresários e gestores compreendam melhor como o desenvolvimento das mesmas pode alavancar o desempenho geral do negócio e a geração dos resultados esperados; • Capacitar o participante na utilização de técnicas de gestão de competências, discutindo a evolução das principais abordagens até o atual conceito de competências de consultor de desempenho empresarial. Os diferentes temas que fazem parte do conteúdo programático serão desenvolvidos através da exposição de conceitos essenciais, discussão de casos e trabalhos em equipe. Como parte integrante da metodologia do curso, os alunos serão solicitados a desenvolver um trabalho individual de conclusão, procurando aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do curso em suas próprias realidades organizacionais. Características Gerais 1. O programa tem carga horária total de 42 horas. Temas Parte I – Tornando Claro o Conceito de Competências Parte II – Implantando Modelos de Gestão de Competências Parte III – Desenvolvendo a Mehoria Organizacional Através da Gestão de Competências Fone: 3091-5994 / Fax: 5572-0186 / Cel.: 99227-9777 – São Paulo – SP. Objetivos • Explicitar o caráter estratégico da Remuneração, permitindo que o empresários e gestores compreendam melhor o papel e a importância que este fator possui no desempenho geral do negócio e na geração dos resultados esperados; • Capacitar o participante a avaliar a necessidade e a adequação de novas abordagens para conceber a Remuneração em seu contexto organizacional, fornecendo elementos para um redesenho dos sistemas e políticas atualmente adotadas. Metodologia Os diferentes temas que fazem parte do conteúdo programático serão desenvolvidos através da exposição de conceitos essenciais, discussão de casos e trabalhos em equipe. Como parte integrante da metodologia do curso, os alunos serão solicitados a desenvolver um trabalho individual de conclusão, procurando aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do curso em suas próprias realidades organizacionais. Caracterísitcas Gerais Temas • Os Desafios da Globalização e suas Implicações para a Gestão da Remuneração Fone: 3091-5994 / Fax: 5572-0186 / Cel.: 99227-9777- São Paulo – SP. Como Enfrentar os Desafios de Gerir Eficazmente os Talentos Humanos no Atual Contexto das Organizações? “Gestão de RH voltada para o Comportamento Organizacional” representa o salto qualitativo para a atuação dos profissionais dessa área hoje no mercado de trabalho. Objetivos • Desenvolver as habilidades e competências de gerentes e demais participantes que permitam alavancar a atuação de cada um também como um gestor de pessoas. • Analisar a evolução, contexto atual da área de RH e respectivas tendências de atuação. • Apresentar e discutir os fenômenos da Motivação, da Liderança e do Clima Organizacional, como os principais desafios a serem trabalhados a fim de melhorar a eficácia das ações em Recursos Humanos. Características Gerais Temas 1. Evolução da Função de RH no século XX 2. Tendências em Gestão de Recursos Humanos 3. Papel do Profissional de RH em um Mundo de Negócios Complexo e Ambíguo 4. Gestão do Capital Humano e Intelectual nas Organizações 5. O Novo RH 6. Motivação no Trabalho e Clima Organizacional 7. Liderança nas Organizações 8. Desenvolvendo Competências de Gestão de Pessoas Metodologia Os diferentes temas que fazem parte do conteúdo programático serão desenvolvidos através da exposição de conceitos essenciais, discussão de casos e trabalhos em equipe. Como parte integrante da metodologia do curso, os alunos serão solicitados a desenvolver um trabalho individual de conclusão, procurando aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do curso em suas próprias realidades organizacionais. Informações Adicionais Fone: 3091-5994 / Fax: 5572-0186 / Cel.: 99227-9777 – São Paulo – SP. Objetivos • Explicitar o caráter estratégico da gestão do Capital Intelectual, permitindo que empresários e gerentes compreendam melhor o papel e a importância que o fator humano possui no desempenho geral do negócio e na geração dos resultados esperados. • Capacitar o participante na utilização de técnicas de Gestão do Conhecimento, discutindo a evolução das principais abordagens até o atual conceito de gestão de competências como gerador de melhoria no desempenho empresarial. Metodologia Os diferentes temas que fazem parte do conteúdo programático serão desenvolvidos através da exposição de conceitos essenciais, discussão de casos e trabalhos em equipe. Como parte integrante da metodologia do curso, os alunos serão solicitados a desenvolver um trabalho individual de conclusão, procurando aplicar os conhecimentos obtidos ao longo do curso em suas próprias realidades organizacionais. Características Gerais 1. O programa tem carga horária total equivalente a 120 horas. Temas Módulo I – Introdução Módulo II – Gestão do Comportamento Individual Fone: 3091-5994 / Fax: 5572-0186 – / Cel.: 99227-9777 São Paulo – SP.Apresentar e discutir os principais conceitos relacionados ao tema Motivação no Trabalho, procurando deixar clara a importância do mesmo para o processo de gestão eficaz de equipes e de percepção das dificuldades de se lidar com o fator humano nas organizações de trabalho.
Diagnosticar as Orientações Motivacionais e os Perfis Comportamentais através do Diagnóstico M. A. R. E.®.
Características Gerais
1. O programa tem carga horária total básica de 16 horas.
2. O programa é oferecido em caráter Intensivo em 02 sessões realizadas em dias consecutivos.
3. O conteúdo dos temas desenvolve-se através de sessões teóricas e práticas sob a responsabilidade exclusiva do Prof. Dr. Roberto Coda – FEA/USP.
4. A avaliação do aproveitamento individual no programa é feita através de um trabalho aplicativo e voltado para o aperfeiçoamento do tema Motivação na empresa de atuação do participante.
Temas
Os temas Comportamentais básicos formadores do Comportamento Organizacional
• Motivação e Satisfação no Trabalho
• Liderança
A Satisfação no Trabalho
Condicionantes da Satisfação no Trabalho
Satisfação no Trabalho e Satisfação de Clientes e Consumidores
Fatores Individuais Intervenientes na Satisfação no Trabalho
A Motivação no Trabalho
Motivação no Trabalho e Sucesso Organizacional
Fatores Individuais Intervenientes na Motivação no Trabalho
O conceito de Orientação Motivacional
Aplicação de Instrumento para Diagnóstico das Orientações Motivacionais: M. A. R. E.®
Análise das Orientações Motivacionais dos Participantes
Liderança e Motivação no Trabalho
A Interface entre Liderança e Motivação
Estilo Comportamental como Manifestação das Orientações Motivacionais
Orientações M. A. R. E.®: Implicações para o exercício da Função Gerencial, Atendimento de Clientes e para o Relacionamento Interpessoal no Trabalho
Informações Adicionais
Fone: 3091-5994 / Fax: 5572-0186 / Cel.: 99227-9777 – São Paulo – SP.
Metodologia
Caracterísitcas Gerais
2. O programa é oferecido em caráter Extensivo em 14 sessões realizadas duas vezes por semana, sendo 3 (três) horas na terça feira e 3 (três) horas na quinta-feira.
3. O conteúdo dos temas desenvolve-se através de sessões teóricas e práticas sob a responsabilidade de profissionais de renome em nível nacional. O principal docente do curso é o Prof. Dr. Roberto Coda – FEA/USP.
4. A avaliação do aproveitamento individual no programa é feita através de um trabalho aplicativo e voltado para o aperfeiçoamento do tema Liderança na empresa de atuação do participante.
• O Conceito de Liderança
• Líder e gerente: Diferenças e Semelhanças
• A Importância e a Necessidade de líderes em Organizações
• Teorias de Liderança e seus Paradigmas
• Aspectos Contemporâneos das Teorias de Liderança
• Modelos de Competências de Liderança
• Liderança e Motivação: a Gestão do Significado e da Visão
• Estilos de Liderança
• Identificação e Análise de Estilos de Liderança
• A Importância dos Seguidores
• O Trabalho em Equipe
• Estágios de Desenvolvimento de Grupos
• Analisando a Interação no Grupo e entre Grupos
• Obtendo a colaboração da Equipe: programas de envolvimento de empregados
• Liderança e Coaching
• Fontes de Poder Individual e Estrutural: Autoridade e Liderança
• Gestão do Conflito e Negociação
• Gestão da Cultura Organizacional
• Gestão do Clima Organizacional
• O Desafio final da Liderança: Gestão da Mudança Organizacional
Informações Adicionais
Metodologia
2. O programa é oferecido em caráter Extensivo em 14 sessões realizadas duas vezes por semana, sendo 3 (três) horas na terça feira e 3 (três) horas na quinta-feira.
3. O conteúdo dos módulos desenvolve-se através de sessões teóricas e práticas a serem realizadas por profissionais de renome em nível nacional. O principal docente do curso é o Prof. Dr. Roberto Coda – FEA/USP.
4. A avaliação do aproveitamento individual no programa será realizada através do trabalho aplicativo e voltado para o aperfeiçoamento do tema Gestão de Competências na empresa de atuação do participante.
• Competências Essenciais: Adaptação às Mudanças a partir da Gestão Estratégica de RH
• Competências, Capacidades, Valores, Prioridades e Habilidades: Definindo as Características Únicas da Organização
• Operacionalizando Competências de Desempenho: O Uso da Linguagem Comportamental para Transformar Características em Ações Observáveis
• Em Busca do Alinhamento Estrutural: a Sustentação da Identidade Organizacional através dos Sistemas de Gestão de Pessoas
• Modelos de Gestão de Competências
• Competências Pessoais
• Competências de Comunicação
• Competências de Compreensão da Diversidade
• Competências Éticas
• Competências do Trabalho em Equipe
• O Desafio da Identificação de Competências
• Definindo uma Gestão de Pessoas Baseada em Gestão de Competências
• Exemplos de Aplicação de Gestão de Pessoas Baseada em Gestão de Competências
• O Gerente como Consultor de Desempenho
• A função do Consultor de Desempenho
• As Atividades do Consultor de Desempenho
• Competências do Consultor de Desempenho
• Desenvolvendo Competências de Consultor de Desempenho
Informações Adicionais
1. O programa tem carga horária total de 30 horas.
2. O programa é oferecido em caráter Extensivo em 10 sessões realizadas duas vezes por semana, sendo 3 (três) horas na terça feira e 3 (três) horas na quinta-feira.
3. O conteúdo dos módulos desenvolve-se através de sessões teóricas e práticas sob a responsabilidade exclusiva do Prof. Dr. Roberto Coda – FEA/USP.
4. A avaliação do aproveitamento individual no programa será realizada através de um trabalho aplicativo e voltado para o aperfeiçoamento do tema Remuneração na empresa de atuação do participante.
• Sistemas Tradicionais de Remuneração e Novas Abordagens para Recompensar Empregados: a Evolução do Conhecimento em Remuneração
• Remuneração e Competitividade Organizacional
• Remuneração e Desenvolvimento Organizacional
• Recompensas, Motivação e Desempenho Individual e Organizacional
• O Trabalho no Mundo Virtual
• Recompensas no Ambiente de Trabalho Virtual
• O Conceito de Remuneração Total
• Remuneração Baseada em Resultados
• Remuneração Baseada em Competências
• Desafios e Etapas da Elaboração de Sistemas de Remuneração por Competências
• Remuneração de Equipes
• Construindo e Implantando o Novo Sistema de Remuneração
Informações Adicionais
• Identificar e abordar os principais temas e desafios associados ao novo e diferenciado papel para a área de RH e que a transforma em uma área de Gestão de Pessoas.
1. O programa tem carga horária total de 96 horas.
2. O programa é oferecido em caráter Extensivo em 32 sessões realizadas duas vezes por semana, sendo 3 (três) horas na terça feira e 3 (três) horas na quinta-feira.
3. O conteúdo dos temas desenvolve-se através de sessões teóricas e práticas sob a responsabilidade de profissionais de renome em nível nacional. A coordenação geral do programa é do Prof. Dr. Roberto Coda – FEA/USP.
4. A avaliação do aproveitamento individual no programa é feita através de um trabalho aplicativo e voltado para o aperfeiçoamento do tema Gestão de Pessoas na empresa de atuação do participante.
• A Natureza da Função de Gestão de RH
• As Diferentes Eras de Atuação da Área de RH
• Desafios Futuros para a Área de RH
• Quem deve desempenhar a Função de RH?
• As Diferentes Lentes para Análise do Mundo dos Negócios e das Organizações
• Os Principais Desafios para as Organizações no Limiar do Século XXI
• Buscando uma Agenda para a Área de Gestão de RH
• Deve o Profissional de RH sobreviver?
• Cenários Limites para a Atuação do Profissional de RH
• Qual o Futuro do Profissional de RH?
• Práticas Emergentes de Atuação do Profissional de RH
• As Pessoas como Prioridade
• Fontes de Vantagens Competitivas: o Papel do Capital Humano
• RH como um Parceiro Estratégico
• Implicações para o Profissional de RH
• Os Desafios de uma Gestão de RH baseada em Competências
• Gestão de Competências e Gestão do Conhecimento
• A Definição de Competências Organizacionais e Pessoais
• Os Diferentes Níveis de Competências
• Identificando e Desenvolvendo Competências Essenciais para o Profissional de RH
• Crenças e Mitos Associados à Motivação no Trabalho
• O Conceito de Motivação no Trabalho
• A interface entre Motivação e Satisfação no Trabalho
• Reconhecendo Diferenças Individuais
• Diagnóstico de Orientações Motivacionais
• Trabalhando com Orientações Motivacionais
• Os Conceitos de Clima e Cultura Organizacionais
• A Pesquisa de Clima Organizacional como Indicador dos Níveis de Satisfação no Trabalho
• Elaborando e Analisando a Pesquisa de Clima Organizacional
• Papel Gerencial
• Liderança como Processo de Influenciação
• A Evolução das Teorias sobre Liderança
• Há uma Crise de Lideranças?
• Avaliação do Papel Gerencial
• As Dimensões da Liderança
• Tendências Básicas do Exercício da Liderança
• Liderança e Visão Organizacional
• Refletindo sobre a Visão Organizacional
• Modelos de Competências de Gestão de Pessoas
• A Escolha das Competências-chave de Gestão de Pessoas
• Trabalho Aplicativo
2. O programa é oferecido em caráter Extensivo em sessões realizadas duas vezes por mês em finais de semana alternados, sendo 4 (quatro) horas na sexta-feira e 8 (oito) horas no sábado.
• outras opções de realização poderão ser estudadas, mediante solicitação específica.
3. O conteúdo dos temas desenvolve-se através de sessões teóricas e práticas a serem realizadas por profissionais de renome em nível nacional. O coordenador do Programa é o Prof. Dr. Roberto Coda da FEA/USP.
4. A avaliação do aproveitamento individual no programa é feita através de um trabalho aplicativo e voltado para o aperfeiçoamento do tema Gestão do Conhecimento na empresa de atuação do participante.
• Evolução da Área de RH: da Gestão de Pessoal à Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual (12 Horas)
• Fundamentos e Funções Típicas da área de RH
• Papel da Área de RH no Contexto Organizacional
• Evolução da Teoria Administrativa
• Os Novos Paradigmas e Modelos de Gestão Empresarial
• Implicações para a Gestão do Conhecimento
• Gestão do Conhecimento e Gestão do Comportamento Organizacional
• Abordagens para Análise do Comportamento Organizacional
• Compreendendo o Comportamento Organizacional: Imagens da Organização
• Gestão do Conhecimento, Mudança e Aprendizagem Organizacional
• O Novo RH Estratégico: O Desafio da Gestão do Conhecimento (12 Horas)
• Combinando Estratégias Organizacionais e de Gestão do Conhecimento
• Políticas de Gestão de Conhecimento e Vantagens Competitivas
• A Era do Conhecimento e a Gestão Empresarial
• Definindo e Analisando Competências Organizacionais Essenciais
• Conceitos de Competências Profissionais
• Modelos de Competências Profissionais
• Identificação de Competências Profissionais no Trabalho
• Competências Profissionais voltadas para a Melhoria do Desempenho
• Compreendendo a Motivação para o Trabalho (24 Horas)
• A Importância e o Significado da Motivação
• Características do Comportamento Motivado
• Os Diferentes Tipos de Motivação
• Orientações e Estilos de Comportamento Motivacional
• Orientações e Estilos de Comportamento Motivacional: uma Pesquisa junto a profissionais brasileiros
• Utilizando os Estilos Motivacionais no Trabalho
• A Importância do Auto-Conhecimento
• Perfil do Empregado Motivado
• Avaliando a Satisfação no Trabalho (12 Horas)
• Clima Organizacional com Indicador dos Níveis de Satisfação no Trabalho
• A Interface entre Clima e Cultura Organizacional
• Percepções e Atitudes dos Empregados: a Pesquisa de Clima Organizacional
• Usos e Marketing da Pesquisa de Clima Organizacional
• Dimensões do Clima Organizacional
• Planejando e Realizando a Pesquisa de Clima Organizacional
• Análise dos Resultados e Plano de Ação: o Gerenciamento do Clima Organizacional
Módulo III – Gestão do Comportamento em Equipe
• Desenvolvimento de Equipes e Criatividade (12 Horas)
• Grupos e Equipes: distinções fundamentais
• Estágios de Desenvolvimento de um Grupo
• Vantagens do Trabalho em Equipe
• Analisando a Interação no Grupo
• Condições Externas Intervenientes
• Tipos de Equipes
• Recursos dos Membros da Equipe
• Autonomia e Comunicação em Equipes
• Modelos de Organização do Trabalho em Equipes
• Tomada de Decisão em Grupo
• Estratégias para a construção de uma Organização baseada em Equipes
• Liderança nas Organizações Contemporâneas (24 Horas)
• A Natureza e a Importância da Liderança
• O processo de Influenciação
• Evolução das Teorias de Liderança: dos Traços à Contingência
• Teorias Contemporâneas de Liderança
• Modelos Emergentes de Liderança:
• Liderança Visionária
• Coaching
• Líder X Gerente
• Estilos de Exercício da Liderança
• Modelos de Competências-Chave de Liderança
• Desenvolvimento de Competências de Liderança: Exercício
• Liderança Gerencial
Módulo IV – Gestão de Temas Específicos
• Remuneração Estratégica (12 Horas)
• A Evolução dos Sistemas de Remuneração
• Compatibilizando Estratégias Organizacionais e Sistemas de Remuneração
• A Definição dos Objetivos Estratégicos do Plano de Remuneração
• Remuneração e Desempenho
• A Determinação das Bases de Remuneração e o Conceito de Compensação Total
• Remuneração Variável e de Equipes
• Participação nos Lucros
• Remuneração baseada em Habilidades e Competências? Educação, Treinamento e Desenvolvimento no Trabalho (12 Horas)
• A Importância do Desenvolvimento de Recursos Humanos
• Potencial Humano no Trabalho
• O processo de Aprendizagem Individual
• O Levantamento de Necessidades de Treinamento e de Desenvolvimento
• O papel da Área de RH e dos Gerentes como facilitadores do Desenvolvimento Individual
• Treinando e Desenvolvendo para resultados: a Transferência de Aprendizado
• Filosofias e Métodos de Treinamento
• O Desenvolvimento Gerencial no Atual Mundo dos Negócios
• Assegurando a Qualidade e o Impacto do Treinamento: Modelos de Avaliação de Resultados
Informações Adicionais